domingo, 12 de outubro de 2014

Dia das crianças

Outro dia retornei a uma das poucas escolas que estudei antes de entrar na atual. Fui buscar minhas crianças para a aula de balé e acabei chegando um pouco cedo. Não me contive e dei uma de exploradora. Tudo estava no mesmo lugar. O viveiro de pássaros, a hortinha, o gramado, o parquinho.. Tudo!
 
Fiquei algum tempo apreciando as crianças brincando e senti falta de algumas regalias que nos tínhamos: o parquinho era de terra e a gente podia carregar pneu de um lado pro outro, os usávamos para subir nas coisas. Era incrível.
Passei pela sala de música e nada mudou, os instrumentos continuavam pendurados na parede em uma altura boa para os pequenos. Até que, finalmente, uma das tias virou pra mim e disse: "Você não foi nossa aluna? Carol, né? Como que esta sua mãe?" Fiquei mega feliz. Eu lembrava dela, da tia de música, da minha sala e das coisas que a gente fazia. Me senti uma criança e me deu uma vontade louca de voltar no tempo e poder viver tudo de novo.

Cada vez que entro naquela escola é diferente. Outro dia me levaram na velha e conhecida sala do balé. Sala da minha primeira aula de balé. Juro. Quase chorei quando entrei. E claro, quando fiquei sozinha explorei o lugar. E achei uma coisa que fez meu coração batucar: Um quadro. Com foto de uma turma que eu amava! Mais que de pressa tirei foto e enviei para uma das poucas amiguinhas de lá que ainda tenho contato. Quando entrei na sala tive a clara visão da professora sentada no canto varias pequetitas, inclusive eu, ao seu redor.
 
É a vida passa rápido e quando a gente vai ver já foi. Só nos restam memórias.
 
E a crônica de hoje não podia ser diferente. Tinha que ser sobre todos nós. As crianças. Todos já fomos pequenos um dia, isso é óbvio. Mas todos ainda somos crianças.
 
Em cada um de nós existe uma criança que de vez em quando se manifesta. E esse manifesto é tão bom, mais tão bom...Que as vezes queremos ficar nele, para fugir das responsabilidades de adulto e esquecer das coisas que nos fazem mal.
 
Pra mim, a infância é uma das melhores fases da vida. Não porque as crianças não tem que se preocupar com responsabilidades e coisas a afim (até porque a maioria das meninas tem a responsabilidade de dar comida e trocar a fralda de Juju), mas por que é uma das fases mas sinceras e gostosas da vida.
 
É quando enxergamos o óbvio com outros olhos. Com olhos que vêem coisas que muitas vezes quando adultos não vemos. Acho que boa parte das pessoas que já leram o livro "O pequeno Príncipe" aprenderam isso.
 
E mais, quando se é criança se descobre um mundo novo a cada dia, tudo é novo. As crianças, as vezes, acham que sabem de tudo e quando vão ver tem coisa nova pra aprender. São elas que muitas vezes fazem nossos dias ficarem melhores por nos dar um abraço sincero ou por falarem alguma coisa que, simplesmente, não acreditamos que elas soubessem.
 
Por isso, nunca duvide de uma criança. Ela pode ser pequena, mas muitas vezes sabem e vêem muito mais coisas que os adultos.
 
E já que todos somos crianças:
Feliz dia das crianças!

Carolina Gomes