domingo, 31 de maio de 2015

Lado perdido

A pureza das crianças sempre me tocou. E até hoje não é diferente.
Enquanto aguardava na recepção de onde ministro aulas de ballet compartilhei boas gargalhadas com um pequeno que pareceria ter uns 5 anos e sua mãe com um de 2 semanas no colo.
- Qual o seu nome? - Perguntei
- Kauã!
Nisso a mãe começou a rir, pelo simples fato de eu estar interagindo depois de muito tempo de inquietude do menino. Minha tentativa era de fazê-lo interagir com outras coisas, visto que já estava há muito tempo brincando com uma torre de copos. 
- Quantos anos você tem?
- 8.
Oito? OITO? O-I-T-O? Meu Deus, ele tinha meio metro de altura! 
- Onde você estuda?
- No 29. - Uma escola pública aqui da minha cidade.
- E você gosta de estudar?
Silêncio.
- Gosta? - Repeti. 
Nesse momento a mãe o mandou responder. Ouvi um "aham!" bem baixinho.
Continuei puxando conversa e fazendo perguntas aleatórias. Descobri que ele gosta de brincar de carrinho e ainda não sabe o que quer ser quando crescer.
Deu minha hora, levantei em direção à porta de entrada e falei um “tchau” para a família que ali aguardava. Enquanto ia saindo fui surpreendia com uma corrida seguida de um abraço.
- Obrigada por conversar comigo! - falou.
- Ah! Que isso! Dá cá um beijo! Sempre que quiser trocar ideias pode me procurar aqui! 
Recebi mais um abraço de urso. Agora eu tinha um pequetito entrelaçado no meu pescoço. Ele apertou tanto que parecia que queria ir junto comigo.
Que criança adorável. Mesmo com toda a bagunça que ali fez. Tinha uma leveza de criança que muitas vezes não vemos mais por aí.
Ele usava roupas de criança e agia como uma - apesar de ser achar o adulto do recinto, como toda criança.
Observe que em apenas 2 parágrafos usei a palavra "Criança" quatro vezes. Sim, pois ela está presente em mim. E deve estar em você também. Não entendo porque perde-se essa característica quando se acha que já é adulto. Ninguém é adulto por completo. 
O medo de deixar o lado infantil florescer é maior que a vontade de demostrá-lo de vez em quando. Além disso, a opinião da sociedade importa mais do que a nossa.
Permita que seu lado interior floresça e faça jus ao que você é, e não ao que os outros querem que você seja.

Carolina Gomes