quinta-feira, 7 de maio de 2015

O Nordeste é lindo!

Na última ia à Cidade Maravilhosa visitei o Museu de arte do Rio de Janeiro (MAR). Fiquei encantada. O museu é a cara do Rio, super charmoso e, claro, com o balanço do mar. Sou suspeita. Sempre fui apaixonada por museus. Nessa mesma viagem visitei mais de 8.
Ao entrar na exposição do "Homem do Nordeste" fiquei encantada com tanta arte e cultura que representa uma parte linda do nosso país. E com as ótimas coincidências da vida, ao caminhar pela galeria avistei um casal um tanto inusitado pra a cidade, mas não para a exposição: um típico casal nordestino. Fiquei feliz ao vê-los tão humildes, apreciando sua própria história e identificando os fatos. Bateu a dúvida se elas faziam parte do museu ou não. Então, mais que depressa corri até o segurança mais próximo e perguntei:
- Eles são da exposição ?
- Não, eles estão visitando mesmo. - respondeu. Mas até hoje não sei se ele falou a verdade.
Desejei um bom dia e voltei a apreciar o casal. De fato passei mais tempo os observando do que vendo as obras em si. Achei interessantíssimo eles estarem vendo a própria história e me mostrando a história viva. A cada passar de esculturas, camisas e vídeos da região eles olhavam e muitas vezes falavam:
"- Alá, eu já fui ali!"
O Nordeste é mesmo lindo! Ainda me apavoro com as pessoas que o julgam por aí falando simplesmente que é uma região pobre e de pouca chuva. É uma das das mais, se não for a mais, rica em cultura do nosso Brasil. E cultura é riqueza sim!
O fato é que aquele casal, que me parecia vir de tão longe, me abriu os olhos pra as partes do Brasil que são esquecidas, e muitas vezes, excluídas e só lembradas quando há algum interesse.
Nosso Brasil(zão) tem MUITA coisa bonita guardada, que pode ser implantada em outras regiões, somos vários países dentro de um só. Todos temos uma Maria Bonita e um Lampião guardado em algum canto.

Carolina Gomes