sexta-feira, 12 de junho de 2015

Le pétit prince

Me relembrando de uma passagem de um dos meus livros preferidos, - se não o mais- o pequeno príncipe, eu tive que concordar... 

"As pessoas grandes adoram os números. Quando a gente lhes fala de um novo amigo, elas jamais se informam do essencial. Não perguntam nunca: 'Qual é o som da sua voz? Quais os brinquedos que preferem? Será que ele coleciona borboletas?' Mas perguntam: 'Qual a sua idade? Quantos irmãos ele tem? Quanto pesa? Quanto ganha seu pai?' Somente então é que elas julgam conhecê-lo. Se dissermos às pessoas grandes: 'Vi uma bela casa de tijolos cor-de-rosa, gerânios na janela, pombas no telhado...' elas não conseguem, de modo nenhum, fazer uma ideia da casa. É preciso dizer-lhes: 'Vi uma casa de seiscentos contos'. Então elas exclamam: 'Que beleza!'"

E aí me veio à cabeça um episódio em que a minha mãe disse não conhecer meus amigos, mesmo depois de eu falar deles pra ela, e eu resolvi que então faria fichas sobre eles, pra ver se adiantava... Idade, data de nascimento, segundo grau, ocupação. Ela se contentou um pouco mais. "O pequeno príncipe era um verdadeiro sábio." Pensei em dizer pra minha mãe.. "Só se vê bem com o coração... o essencial é invisível aos olhos." 

Realmente. Aquelas fichas me fizeram sentir ridícula. Ninguém conhece o outro por saber sua data de aniversário. A minha melhor amiga conhece todos os meus números. Mas não é por conta deles que ela ganhou seu posto. É por que ela sabe o que vou falar. Por que ela sabe como vou reagir. É por que ela conhece meus detalhes... Ela sabe meu passado, presente, futuro... E ela está em todos eles. Ela conhece cada sutileza de mim, e garanto que nenhuma delas têm a ver com números... 

As pessoas grandes gostam de números. Assim como comecei com o blog, e comemoramos nossa primeira centena de curtidas na página.. Aquilo me soou tão legal.. Mas nunca é tão legal quanto encontrar com alguém que diz ler meus textos e que gosta do que faço... Que elogia um texto específico, ou diz que acompanha.. Não tem preço! Não existe número estatístico de visualizações que seja de tamanha grandiosidade! 

É por isso que o pequeno príncipe é mais que um livro. Ele não é um livro sobre as coisas, ou sobre uma história. Ele é um livro sobre nós. Quem o leu mais de uma vez, pôde ver o quanto ele soa diferente a cada vez que é lido. Ele permite que a gente descubra mais sobre si em cada leitura nova. 

Júlia Fagundes