quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Escuta(r)

Escritora, doida atrás de uma história nova pra contar e refletir, tive que começar aprender a ouvir, e ouvir muito!
Rubem Alves dizia que nunca viu um curso de escutatória, só de oratória. Nem eu, então criei um. 
No meu curso de escutatória sou aluna e professora e ele não tem prazo para acabar. É um dos cursos mais difíceis que já fiz e com provas de resistência dificílimas. Resistência a ficar quieta quando devo e apenas escutar, aprender a hora de falar e o que falar.
Escutar é mais importante que falar, faz pensar, e pra colocar pra fora temos várias maneiras. Seja com a voz ou com as palavras.
Muitas vezes não conseguimos ouvir quem está mais próximo de nós: o coração. Nem o cérebro, a consciência... E erramos. Erramos feio, por não ter paciência pra ouvir o que outro tem a dizer. 
Na vida, aprendemos a andar, a falar, a escrever.. Menos a escutar. Isso quase ninguém pode nos ensinar. Depende de nós mesmos. É um exercício diário, quase uma respiração. 
Depois de escutar, o próximo passo é filtrar. Tirar todas as impurezas para que somente aquilo que é bom e necessário entre, e o que ficou preso na peneira deixe ali por um tempo, pode ser que você precise deles em outro momento.
Por isso, comece a ouvir agora e quando estiver sozinho escute você mesmo, pois é a este quem confiamos todos os nossos segredos.

Carolina Gomes